fbpx

Platanomania

Corremos para eles em busca de sombra. Agora, corremos para eles em busca de luz

A madeira de plátano é de uma beleza rústica, mas exótica, sólida, mas elegante, delicada, mas fiável. É ainda docemente amarelada. Sob a sua casca camuflada, debaixo do padrão multicor que torna inconfundíveis os seus troncos e ramos mais grossos, a madeira de plátano veste-se de um delicado manto de veios e nódulos, expostos como pinceladas numa tela. Tons crus e amarelados que, à superfície chegam ao tom avelã e a nuances mais escuras de castanho. Ou seja, vai do claro ao escuro, tudo misturando com harmonia e sapiência. A sua cor não é una nem uniforme, tudo enleando com a delicadeza de quem tece um criativo tear.

No que toca à sua consistência, a madeira de plátano é resistente e moderadamente dura, o que lhe confere durabilidade. Razões pelas quais tem uma enormidade de préstimos e serventias, sendo a eleita tanto para o fabrico de equipamentos que exigem robustez e fiabilidade, como sejam cabos, ferramentas, chapas, painéis e todo o tipo de estruturas, como se tornam apetecíveis na indústria do mobiliário, na criação de peças decorativas e utilitárias.

No que toca a qualidades, estamos falados e bem servidos, e ainda que tudo se tenha ficado a dever a um mero acaso (será mesmo?), a Light It Be não podia ter nascido de uma madeira mais nobre ou com melhor caráter. Embora sabendo moldar-se a inúmeros propósitos, a nossa madeira sabe oferecer resistência, não se coíbe de ateimar um pouco connosco, e chamar a nossa atenção para os detalhes, para os sobressaltos, os nós, os veios, pequenas ramificações e extensões em início de carreira, fazendo-nos vê-los não como obstáculos a aplainar, mas antes como preciosidades a preservar.

Sendo uma das árvores ornamentais mais frondosas e menos exigentes, era de prever que mesmo fora do jardim, os engenhosos plátanos encontrassem novas e outras formas de nos brindar e agradar. É que, disfarçados de um espírito livre, muito cool e despretensioso, lá no fundo, como qualquer filho da Natureza, os plátanos são vaidosos, gostam que nos reunamos em seu redor. Senão em adoração, então por necessidade. Ou de sombra fresca ou, porque não, de luz quente.

Ainda bem que sempre gostámos de plátanos. Se não fossem eles, talvez não estivéssemos agora, aqui, a escrever estas linhas, a fazer estes candeeiros exclusivos. É que também isso adoramos!

By Pixabay

0

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Carrinho

loader