Sublinhar evidências
Por ser tão óbvio, torna-se quase redundante, dispensável ou mesmo desnecessário. Ainda assim, acautelando os espíritos mais distraídos e satisfazendo aqueles outros mais rigorosos, que reconhecem mais-valias em qualquer esmero e brio profissional, dedicámos algum tempo a elaborar o nosso certificado de autenticidade. O nosso selo de unicidade. A nossa garantia de que cada um dos Light It Be é uma peça única, exclusiva, autêntica, original e irrepetível. Um pedaço de compromisso e outro tanto de papel reciclado para manter viva na memória a unicidade de cada um dos candeeiros Light It Be.
Não poderiam ser outra coisa, senão exclusivos e irrepetíveis, nem apresentar-se de outra forma, e a isso são quase forçados pela sua natureza vegetal, geradora de vida original, diferenciada e diferenciadora, potencialmente semelhante, mas sempre diferente. Pois que não existem duas árvores iguais, por ser impossível repetir um mesmo ramo, uma mesma folha. A Natureza tem extraordinários dotes oficinais e faz gala da magia dessa sua mão de artesã nata. A esse sortilégio, ao qual somos alheios, acresce a menor intervenção humana, no que à estrutura de madeira concerne, o que também se deve ao respeito que sentimos pela matéria-prima. Não uniformizamos os nossos troncos de plátano. Deixamos que cada um seja aquilo que é, da forma que é, tal como cresceu, tal como nos chegou. Não recorremos a repetitivos procedimentos, mecânicos ou outros, deixando tudo para o entendimento espontâneo com cada tronco de plátano.
Das nossas mãos, por razões bem distintas das da Natureza, também não saem produções iguais, ainda que podendo apresentar-se com algumas semelhanças. Traços fisionómicos que percorrem qualquer família, mas que não perturbam a identidade única e irreproduzível de cada um dos seus indivíduos, nem se espelham no seu caráter e particularidades. Peças diferentes exigem estéticas e compromissos diferentes e resolvem-se de forma diferente. Desafios distintos conduzem a finalizações distintas. Longe de processos industrializados, ou de procedimentos estipulados, partimos para cada novo bloco de madeira com olhos de novidade e mãos nervosas e expectantes, que tateiam possibilidades e solicitam permissão para seguir este ou outro caminho, como qualquer lápis indeciso perante a aridez da folha em branco. Cada novo candeeiro manifesta uma certa vaidade, um ou outro capricho, determina uma escolha de materiais e quase estipula certo número de soluções o que, parece-nos, nem sempre depende exclusivamente de nós. Muitas vezes, sentimo-nos guiados, percebemo-nos a ir atrás de imposições da madeira, de exigências estéticas, de caprichos a que somos alheios (seremos mesmo?), como se a madeira se impusesse, solicitando mimos, impondo caminhos, exigindo cuidados e adereços.
Palavra de Light It Be
Mais para relembrar tudo isto do que para torná-lo ainda mais óbvio, cada um dos nossos candeeiros Light It Be faz-se acompanhar de um modesto certificado de autenticidade, de unicidade. Cada um deles é 1/1, um exemplar de um, como qualquer obra que não voltará a repetir-se de igual modo. Um singelo selo de garantia, um carimbo de reconhecimento de tudo isto e algo mais que dá conta de que em todo o universo não encontrará um candeeiro igual ao seu, nem mesmo um outro candeeiro Light It Be. Uma exclusividade que valoriza a peça e a decoração onde for incluída e ainda o prazer secreto de se ter algo exclusivo em casa. Uma luz literalmente diferenciadora, inédita e única no mundo. Um objeto útil e belo que é ainda de enorme valor decorativo
Mais um modesto do que um manifesto
O nosso selo, uma ‘medalha’ de papel reciclado, carimba e atesta essa exclusividade, de forma simples e honesta, porque entre gente séria, palavra dada é quanto basta, mais ainda quando até as palavras são desnecessárias. Um garante de autenticidade que é sublinhado pelas nossas etiquetas de papel reciclado, a recordar preciosidades, a lembrar que cada candeeiro Light It Be é especial, à sua maneira. A elas, às etiquetas, nos dedicamos de quando em vez, desdobrando-nos em medições, réguas, carimbos, ilhoses de latão e o sempre presente entusiasmo. Sim, também elas nascem das nossas mãos. Como poderia ser de outra forma? Manifestado isto, regressemos à oficina, que há muito trabalho para fazer, muitos troncos impacientes, muita originalidade que também se quer manifestar… à sua própria maneira. Autêntica, sempre!
0