Hoje pela manhã – muito cedo, que a excitação tem lá o seu próprio despertador – abrimos as portas da loja pela primeiríssima vez e acendemos a luz. A nossa luz. Na véspera, até bem tarde, voltámos a limpar o pó e a encerar o chão do backoffice, a olhar orgulhosos para as prateleiras, feitas de pixels, a ultimar detalhes e a averiguar procedimentos. Tudo pareceu no lugar certo, no sítio devido. Tudo indicava que era, finalmente, chegada a hora de abrir a porta. Uma porta virtual, de uma loja online, que apenas exigiu o premir de um botão, o comando de uma ordem digital, para abrir ao mundo o nosso espaço, o sítio Light It Be. Um lugar que tem a luz no seu ADN, e que traz a madeira no coração. Uma porta aberta para um universo, feito de paixão e muitos candeeiros, que a nós traz tudo de novo, incluindo alguns calos e bolhas inesperadas nas mãos. Ainda que abertos numa avenida virtual, bem no centro do comércio cibernético, e principalmente porque não somos parcos em imaginação, sentimos o frio da rua, o primeiro frio deste outono, a entrar pela loja, sentimos os cheiros da estação e os passos titubeantes dos primeiros clientes. Ainda e apenas a curiosidade, o interesse em perceber o que fazemos e ao que viemos. Viemos por bem, antes de mais, e viemos iluminados, clareando o caminho, o nosso e, desejavelmente, o de muitos outros. Trazemos na mala luz natural, candeeiros únicos, peças irrepetíveis, de enorme potencial decorativo, que construímos manualmente, a partir da madeira das nossas próprias árvores. Não é para todos, bem sabemos. É apenas para quem gosta. Para quem, como nós, admira a Natureza e valoriza a unicidade que só o trabalho artesanal permite.
Neste primeiro dia de uma aventura que, como todas as aventuras, se veste de entusiasmo e frenesim, receios e arritmias, sorrisos e descompassos cardíacos, ensaiamos a nossa habilidade para falar de nós – nós, que sempre preferimos ouvir os outros –, de saber contagiar amigos e clientes com a nossa paixão pela inigualável elegância das coisas simples. Aquelas que conseguimos produzir com as nossas mãos que, atabalhoadamente se esmeram para trazer à luz do dia, e da noite, tudo aquilo que nos vai na cabeça e, principalmente, no peito.
A missão é ambiciosa, levar luz, a nossa luz, a todo o lado onde seja necessária, onde seja apreciada e valorizada, daí uma certa dose de humildade, que resiste ainda no meio de todo o orgulho confesso por este nosso trajeto ‘iluminado’. Não menos audaz é o desejo e o sonho de conseguir ir ao encontro de outros como nós, que veem candeeiros em ramos de árvores e focos de luz no meio da densa floresta. Esperamos chegar lá, com a vossa ajuda para indicar novos e melhores caminhos. Lado a lado nesta experiência.
Para já, entrem e espreitem a loja. Bebam um café e sintam-se à vontade. Fiquem a conhecer um pouco melhor este projeto, o nosso percurso e, principalmente, os nossos candeeiros. Mais do que nossa, a loja é vossa. Nós ficamos por aqui, pela oficina, a tentar fazer sempre mais, diferente e melhor, dando, literalmente, à luz.
Vá lá, entre! E já sabe, na dúvida, compra-se sempre, porque o arrependimento é tramado. A Light It Be agradece.
Outra coisa, o último a sair apaga a luz, que há que poupar recursos. Apenas não economize no design e no bom gosto, áreas onde podemos esbanjar sem recriminações.
Agora, sim, julgamos que está tudo dito… para já.
Que a Luz esteja convosco!
Light It Be
0